Rastreamento veicular dez mitos e verdades para tirar todas suas dúvidas

Rastreamento veicular dez mitos e verdades para tirar todas suas dúvidas

?Os rastreadores veiculares são equipamentos muito importantes para a segurança do seu bem e vêm se destacando pelo seu alto índice de recuperação em casos de roubo ou furto.? ?A sua grande vantagem é permitir a localização do veículo ou bem de forma on-line, indicando ainda se o veículo está parado ou em movimento, a velocidade e os trajetos realizados. Por isso, ele é uma excelente ferramenta para em casos de roubo?,? furto, sequestro e outras emergências?, bem como para o controle de frotas.

Mesmo sendo muito eficaz e cada vez mais popular, ?algumas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao seu funcionamento?, assim, resumimos dez delas, entre mitos e verdades, confira abaixo:

1. ?? Rastreadores com bloqueador são mais eficientes para recuperação de roubo ou furto?
?Mito! Explicamos aqui, em detalhes. Em resumo o bloqueador automotivo é prejudicial para a recuperação do veículo roubado. Isso ocorre, pois, a partir do bloqueio, o assaltante passa a ter conhecimento da presença do rastreador e pode tomar atitudes indesejadas, como por exemplo: danificar o painel do veículo tentando encontrar o rastreador, colocar fogo no veículo como forma de vingança (bastante comum) ou mesmo, se dispor de tempo e conhecimento técnico, localizar o módulo de rastreador a partir da identificação da presença do bloqueador.

2.? Instalação de rastreador cancela a garantia do veículo?
Mito! O rastreador não altera em nada na garantia oferecida pela concessionária. No entanto, é preciso que a instalação do equipamento seja feita por um profissional qualificado, que não altere as configurações originais do veículo. ?Vale lembrar que a instalação de bloqueador em veículos no período de garantia não é recomendada, pois o procedimento envolve corte de fios do veículo, invalidando a garantia.

3. Alarmes podem interferir no funcionamento dos rastreadores?
Mito! O alarme não interfere em nada no rastreador, e vice versa. Os dois equipamentos utilizam tecnologias diferentes  que funcionam de forma independente. Ou seja, um mesmo veículo pode ter os dois acessórios instalados, sem problemas.

4. Os rastreadores não funcionam em lugares fechados?
Mito!? Os sistemas de rastreamento funcionam em locais fechados, informando sempre a posição de entrada no local, por exemplo, em um estacionamento subterrâneo a posição informada pelo rastreador será a do portão de entrada, posição essa captada antes da perda de sinal de GPS ?(via satélite). Em caso de roubo ou furto, as equipes de busca saberão que o veículo se encontra naquele estacionamento ou local fechado.

5. O Rastreador funciona 24 horas?
Verdade! O rastreador funciona 24 horas por dia, isso quer dizer que a qualquer momento o seu veículo pode ser localizado. Além disso, o sistema também pode emitir outras informações em tempo integral, como: velocidade, frenagem, tempo parado, acionamento da ignição, horários, rotas, entre outros.

6. Rastreador funciona mesmo com o veículo desligado?
Verdade! O funcionamento do dispositivo não depende do acionamento no veículo. Ele fica ligado diretamente na fonte de alimentação do veículo.? Em caso de desligamento da bateria do veículo, o rastreador ainda possui uma bateria interna, garantindo boa autonomia de energia.?

??7. Rastreador só pode ser instalado em carros?
Mito! Um rastreador pode ser instalado em qualquer tipo de veículo? ou bem móvel? e ele oferece as mesmas funções para qualquer um deles. Você pode colocá-lo em: carros, motos, caminhões, carretas, embarcações, tratores,? máquinas, implementos,? entre outros.

??8. Em motos e jet skis, o rastreador desgasta a bateria, dificultando a partida?
Depende! Um rastreador normal próprio para carros pode sim danificar a bateria da moto ou jet sky, pois mantém um consumo constante de energia. Nestes casos utilizamos um equipamento de rastreamento próprio para esse tipo de veículo, com um sistema de “sleep” ou modo de economia de energia. Imediatamente após ser desligada a ignição do veículo, o rastreador interrompe o consumo de bateria da moto, mantendo ativo apenas seu sistema de detecção de movimento. Neste caso o consumo é zerado e o rastreador somente volta a comunicar em se algum movimentar ou ligar o veículo.

??9. É possível rastrear um veículo pelo celular?
Verdade! Você pode sim conferir a localização do seu veículo pelo seu smartphone. É possível acessar todas as informações através de um aplicativo instalado em seu celular, tablet ou, também, pelo seu computador.

?10. O rastreador veicular irá diminuir o desempenho e potência do meu carro?
Mito! O rastreador não atrapalha em nada o desempenho do seu veículo. Muita gente acredita nisso por causa do grande número de pessoas que tentou instalar o dispositivo sozinhas e acabaram danificando algum componente do veículo. Por isso, sempre conte com um profissional especializado para que não ocorra nenhum problema.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco clicando aqui!, será um prazer lhe ajudar!

POSTADO EM 11/03/2020

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícias

Leia também outras materias