Entenda a diferença entre rastreamento e monitoramento veicular

Entenda a diferença entre rastreamento e monitoramento veicular

Nos últimos tempos você deve ter ouvido falar muito sobre rastreamento e monitoramento veicular. Mas afinal, você sabe qual a diferença entre eles? Com os problemas de segurança cada vez mais crescentes, as pessoas estão buscando maneiras de manter seus bens e a si próprias mais seguras.

E é nessa premissa que os serviços de monitoramento e rastreamento estão ganhando espaço no mercado. Para quem tem uma frota de veículos, por meio da utilização desses dispositivos de segurança é possível também fazer o levantamento de dados para otimizar os custos e a logística da frota.

Você sabe qual das ferramentas é a mais recomendada para utilizar no seu veículo? Então confira neste post as diferenças e aplicações dos serviços de rastreamento e monitoramento veicular. Está preparado para entender melhor como funciona cada uma das ferramentas? Então vamos lá!

A ferramenta de rastreamento veicular

O que é o rastreamento

O rastreamento é um sistema que serve para mapear os dados do veículo durante uma rota. É possível criar um histórico de deslocamentos por meio do uso de satélites, já que o dispositivo instalado no veículo envia a posição exata, a qualquer momento, 24 horas por dia.

Portanto, é possível fazer o registro e a análise de toda a rota percorrida pelo veículo que está sendo rastreado. Com esses dados é possível verificar os pontos e tempo de paradas, trajetos e qualquer falhas que impeçam de cumprir a rota programada.

A tecnologia se alia as empresas na otimização da performance e, ao mesmo tempo, traz segurança aos usuários que podem rastrear os seus veículos em caso de furto ou roubo. Aliado a essa comodidade, aos proprietários de automóveis a ferramenta de rastreamento também proporciona descontos na aquisição de apólices de seguro, uma vez que aumentam consideravelmente as chances de localizar o carro em caso de crimes.

Como funciona o rastreamento

A instalação de um dispositivo rastreador no veículo permite que os dados da rota sejam coletados, armazenados e transmitidos para uma central que é a responsável por analisar essas informações e, quando requisitada, detalhar a rota do veículo.

Para que os dados sejam enviados do dispositivo instalado no carro para um software na central, é necessário que o rastreador tenha um GPS que determinará as posições do veículo no mapa, por meio da conexão com um satélite.

Quais as vantagens da utilização da ferramenta

utilização do dispositivo permite que as empresas tenham controle sobre a sua frota, não somente por questões de segurança, mas também, para otimizar a logística. Com os dados coletados durante a rota é possível verificar pontos de falhas, congestionamentos, consumo de combustível, tempo da jornada de trabalho, entre outros dados.

Diante desse relatório é possível traçar novos planos de ação para reduzir o tempo de logística e o custo de transporte, otimizando o tempo do veículo em trânsito e, com isso, ter mais controle sobre os funcionários e a segurança deles.

Powered by Rock Convert

O serviço de monitoramento

O que é o monitoramento

Monitorar é acompanhar e controlar pontualmente o veículo por todo percurso que ele estiver em movimento. Consiste em seguir o passo a passo do deslocamento, em tempo real. Com o uso dessa ferramenta é possível registrar o trajeto e as suas possíveis alterações do começo ao fim, identificando possíveis atrasos ou desvios na rota.

Com esse serviço é possível prever o tempo de trânsito necessário para percorrer um trajeto e calcular os atrasos. Monitorar é verificar tudo que está acontecendo com o veículo em tempo real, o dispositivo faz o trabalho enviar os dados de posicionamento para a central, que tem o papel de dar a posição exata e mensurar o tempo que o veículo levará para chegar ao final da rota.

Como funciona o monitoramento

O monitoramento é feito por meio de um dispositivo eletrônico instalado no veículo (particular ou de frota) e que, com o auxílio de um GPS, transmite em tempo real a localização exata. Com esses dados em mãos é possível prever o tempo de trânsito necessário para o veículo percorrer o trajeto e estimar chegadas, como no caso das empresas de entregas. Isso tudo é acompanhado pelos operadores dentro da central, que fazem este trabalho através de monitores 24 horas por dia.

As vantagens da utilização da ferramenta

Monitoramento veicular é o controle pontual de uma rota ou trajeto previsto. Por isso, a utilização desse tipo de dispositivo em empresas de logística e entrega é fundamental para prever o tempo de entrega.

Com esse sistema é possível manter o cliente informado sobre a localização da sua encomenda e, em casos de atrasos, reorganizar o tempo de entrega. A ferramenta deixa o trabalho mais ágil e traz mais segurança ao cliente.

A opção mais adequada entre rastreamento e monitoramento veicular

Para as empresas, a união das duas ferramentas é fundamental para otimização da frota. Na prática, monitorar é acompanhar o veículo por meio das informações de localização em tempo real. Já o rastreamento serve para a coleta de dados ao longo do trajeto, acompanhar eventuais alterações e manter a vigilância constate sobre o veículo.

Então, se você busca por um sistema que possa te ajudar a melhorar a segurança do seu veículo, o rastreamento é o mais indicado. No entanto, no caso das frotas de empresas, a união das ferramentas permite o controle e a proteção não só do veículo, mas da carga que está sendo transportada e do colaborador.

Além desse fator, a coleta e análise de dados permitem que sejam mensuradas as melhores estratégias para a otimização de custos com transporte e logística pela empresa.

Devido aos crescentes índices de violência registrados nas cidades e estradas brasileiras, o serviço de monitoramento e rastreamento veicular é recomendado para assegurar que os bens que estão em trânsito, estejam sob vigilância constante. É preciso tomar medidas preventivas para evitar mais dores de cabeça no futuro, por isso o mercado de segurança veicular está em crescente expansão.

Você curtiu este post explicando a diferença entre rastreamento e monitoramento veicular? Lembra de alguma situação que passou aperto com o seu veículo? Então aproveite a visita e deixe um comentário para compartilhar com os outros leitores as suas experiências! A sua história pode ser a mesma que a de muitos brasileiros que estão buscando por esses serviços.

POSTADO EM 11/03/2020

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícias

Leia também outras materias